A Polícia Civil prendeu o terceiro assaltante envolvido no roubo do supermercado Andreazza do bairro Pioneiro, em Caxias do Sul, na manhã do dia 9 de dezembro do ano passado. Na ocasião, um suspeito morreu em confronto com a Brigada Militar (BM) e outro foi preso em flagrante. A captura foi realizada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) no início da tarde desta quinta-feira (30)
Para não prejudicar as investigações, a Polícia Civil não informa a identidade do suspeito ou o local da prisão. Segundo o delegado Caio Márcio Fernandes, trata-se de um adulto que possui antecedentes por crimes contra o patrimônio.
— Foi cumprido o mandado de prisão temporária. Ele seria o terceiro indivíduo, que conseguiu fugir naquele dia. Ele foi identificado a partir de diligências sigilosas e monitoramento de algumas atividades — aponta o responsável interino pela Draco.
De acordo com a Polícia Civil, o preso optou por manifestar-se somente em juízo. Os 30 dias de prisão temporária serão utilizados pela Polícia Civil para concluir o inquérito. Após, caberá ao Judiciário determinar se a prisão será mantida de forma preventiva ou o suspeito poderá responder em liberdade.
O crime
O assalto aconteceu por volta das 8h15min do dia 9 dezembro de 2019, quando três assaltantes em um veículo Fox bege invadiram o supermercado da Rua Ludovico Cavinato e renderam um gerente. O estabelecimento estava fechado no momento do assalto. Outros funcionários perceberam a ação criminosa e acionaram o 190.
Os policiais militares chegaram quando os bandidos estavam deixando o supermercado. Houve confronto e perseguição até uma rua sem saída nos fundos do estabelecimento. Um suspeito foi baleado e outro foi preso em flagrante. Um terceiro, preso nessa quinta, conseguiu fugir. Uma pistola calibre .380 e um revólver .32 foram apreendidos com os criminosos.
O suspeito morto era Ederson dos Santos Alexandre, 37 anos, que, segundo a Polícia Civil, deveria estar cumprindo pena em prisão domiciliar. Ele possuía antecedentes por dois homicídios, em 2003 e 2016, tráfico de drogas, roubo a pedestre e furto qualificado. Alexandre foi atingido por três tiros no tórax.
O preso em flagrante foi Ezequiel da Rosa Macedo, 37 anos, natural de Caxias do Sul e que possui uma extensa ficha policial, segundo a Civil. O Fox bege, com placas de São Marcos utilizado pelos suspeitos, havia sido roubado dia 29 de agosto no bairro Primeiro de Maio, em Caxias do Sul.