Ladrões de hidrômetros fizeram 285 vítimas em Caxias do Sul no ano passado. O número é 30% menor que o registrado em 2018, mas ainda preocupa o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A recolocação do equipamento é responsabilidade do consumidor e tem custo entre R$ 128,05 e R$ 236,86. Para evitar estes crimes, a sugestão é a instalação de uma Caixa de Unidade de Medição de Água (UMA).
O novo padrão é feito em uma mureta previamente construída pelo proprietário, dentro de padrões estabelecidos. A caixa será fornecida pelo Samae quando for solicitada a ligação da água e as conexões internas serão feitas pela autarquia no dia da instalação.
Também será instalado um lacre de aço com código que identifica a equipe que realizou o fechamento, garantindo o rastreamento do responsável em caso de necessidade. O procedimento é apontado como a solução contra a ação destes criminosos insistentes.
Quando ocorrer o furto, o Samae ressalta a necessidade da população avisar imediatamente pelo plantão 24 horas no número 115. Após, o consumidor deve obrigatoriamente registrar o furto junto a Polícia Civil. Com o boletim de ocorrência em mãos, a vítima deverá ir até a sede do Samae para solicitar um novo hidrômetro, o que tem prazo de três dias. Caso o usuário não compareça, pode sofrer sanções conforme legislação municipal.