A operação realizada nesta quinta-feira (23) na Penitenciária Estadual do Apanhador, entre Caxias do Sul e São Francisco de Paula, cumpre sete mandados de busca e apreensão. Conforme o delegado regional da Polícia Civil, Paulo Rosa, o objetivo é retirar celulares usados por mandantes de assassinatos cometidos fora da cadeia. Os homicídios, ainda segundo o delegado, ocorreram em diversos municípios da Serra.
Os alvos da Polícia Civil também têm envolvimento com tráfico de drogas e são integrantes de facções criminosas, de acordo com Rosa. A investigação da Polícia Civil começou ainda em outubro de 2018. O cumprimento dos mandados ocorreu em celas das galerias B e C, mas a operação se estendeu para toda a penitenciária. Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) disse que, além dos celulares, o objetivo era apreender eletrônicos e materiais cortantes.
O total de objetos apreendidos ainda não foi divulgado pela Susepe, que participa da operação junto com a Polícia Civil e a Brigada Militar desde as 6h. O efetivo na ação é formado por brigadianos, agentes da polícia civil e agentes penitenciários. Atualmente, 1.022 presos cumprem pena no Apanhador. A estrutura prisional conta com três galerias, com 36 celas cada.
Leia também
Oito questões que não foram esclarecidas sobre ação policial com duas mortes em Caxias do Sul
Polícia Civil apreende pistola que pode ter sido utilizada em assassinatos em Caxias do Sul
Identificados adolescentes mortos em operação da Brigada em Caxias