Até outubro, 1,3 mil pessoas foram enganadas por golpistas em Caxias do Sul. O número preocupante levou o Ministério Público (MP) e a Polícia Civil a lançarem uma campanha de alerta contra os crimes de estelionato e extorsão. Nesta sexta-feira (6), os órgãos apresentaram a cartilha Fique Esperto, desenvolvida para explicar os 15 golpes mais comuns na cidade e dar dicas de prevenção. O material está disponibilizado no site do MP.
Leia mais
Saiba quais são os 10 golpes que mais enganam os caxienses
Como funciona o golpe do conto do bilhete premiado
Entre as práticas apresentadas, estão golpes que há anos fazem vítimas, como o conto do bilhete premiado, fraudes eletrônicas e crimes envolvendo a internet, como dos falsos compradores/vendedores.
— São dicas que servem para o ano inteiro, mas (estes estelionatos) se intensificam nessa época, final de ano, pois as pessoas estão mais propensas ao consumo e menos atentas aos possíveis golpes. Queremos atingir o maior número de pessoas para evitar a prática destes crimes — destaca a promotora Vanessa Silva.
Como regra geral, a cartilha traz cinco dicas de prevenção:
:: Nunca passe qualquer dado pessoal por telefone.
:: No golpe do falso sequestro, não diga o nome de seu parente ou familiar.
:: Não ligue para o número de SMS premiado e desconfie de ligações recebidas em modo restrito ou de outros código de áreas.
:: Caso supostos parentes lhe peçam dinheiro, ligue para o número correto dos mesmo para confirmar.
:: Consulte páginas específicas ou o Procon para encontrar sites confiáveis de compras online.