Uma semana após o furto de 200 metros de fios de cobre do subsolo e de uma câmera de monitoramento registrado no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, que ocorreu nas madrugadas dos dias 19 e 20 de novembro, os postes instalados na área externa do local continuam sem luz. Segundo a diretora Claudete Taiarol Travi, os orçamentos para a compra do material já foram realizados, porém um estudo ainda será feito.
– Queremos repor o mais rápido possível,porém estamos em conversação para que isso seja feito de forma que não se tenha mais furtos posteriores. Claudete destaca que, à noite, o local não fica completamente às escuras uma vez que os refletores instalados junto ao prédio estão funcionando normalmente, sendo apenas os postes afetados pelo furto da fiação.
– Não perdemos totalmente a iluminação. No prédio tem luzes secundárias que iluminam o local – garante.
Ainda segundo a diretora, a iluminação é um dos itens previstos em um projeto de revitalização do espaço externo do Ordovás, que já foi aprovado pela Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico (Dippahc) e deverá ser desenvolvido ao longo de 2020.
– Queremos requalificar o espaço externo para que a comunidade possa usufruir melhor. O projeto está bem detalhado, a iluminação era a primeira fase,mas vamos reavaliar tudo para tomarmos uma decisão acertada e não corrermos riscos de perder os investimentos que serão feitos – afirma a diretora, que levanta a possibilidade de implantar portões de acesso ao Ordovás.
Segundo ela, eles ficariam abertos durante o horário de funcionamento. Ela destaca que, após detalhamento do projeto, o mesmo será debatido com a comunidade. Uma semana antes do furto dos fios, funcionários já tinham identificado o furto de peças do ar condicionado da sala de cinema e, para evitar novos crimes, a direção optou por retirar o outro aparelho responsável pela climatização do espaço. De acordo com Claudete, as peças também já foram orçadas e serão instaladas após definição de novos processos de segurança.
– Resolvemos retirar até conseguir melhorar a grade no entorno dos aparelhos. Temos recesso do cinema de 20 de dezembro a 9 de janeiro e a ideia é que até lá tudo já esteja resolvido. Além disso, no dia 14 de novembro foi percebido o furto de uma placa de bronze instalada abaixo do busto do Dr. Henrique Ordovás Filho. A diretora assegura que já encaminhou uma solicitação ao Dippahc que, segundo ela, dará continuidade a um processo de reposição ou de um novo formato para a identificação do busto.