Um preso que recebeu atendimento na UPA Zona Norte, em Caxias do Sul, tentou fugir e um dos agentes que o escoltavam na unidade de saúde deu tiros de advertência do lado de fora da unidade. O fato ocorreu na noite de terça-feira (5), por volta das 20h30min, quando havia um grande número de pessoas no local. Conforme a assessoria de imprensa da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), o preso havia solicitado atendimento médico na Penitenciária do Apanhador, onde cumpre pena, e foi encaminhado à unidade de saúde na terça.
A tentativa de fuga ocorreu enquanto o apenado aguardava o resultado de exames. Conforme a Susepe, um dos dois agentes que o acompanhavam foi verificar se os exames já estavam prontos quando o detento fugiu a pé. O outro agente saiu em perseguição e, na rua, chegou a fazer disparos de advertência para o alto.
Em seguida, os agentes conseguiram alcançar e recapturar o detento, a cerca de 300 metros da UPA. Conforme a assessoria de imprensa do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que presta o serviço na unidade, o apenado foi levado de novo à UPA, após a tentativa de fuga, para mais uma avaliação médica. Ele teve alta para aguardar os resultados dos exames e foi levado de volta à Penitenciária do Apanhador.
Ao todo, a permanência do preso na UPA durou cerca de três horas. Conforme o IGH, ele chegou em torno das 18h por uma área diferente da recepção, em um ambiente separado da passagem de outros pacientes, e foi atendido de forma imediata. O detento passou por triagem e recebeu avaliação médica. Segundo a administração da UPA, às 19h30min já haviam sido coletados exames e os resultados eram aguardados em uma área de acesso restrito. Após a tentativa de fuga, uma nova avaliação médica foi feita por volta das 20h50min e o preso teve alta.
A assessoria do IGH explica que os pacientes apenados são classificados como atendimentos de urgência por medida de segurança.
O preso, recapturado, foi encaminhado para isolamento preventivo na penitenciária e responderá a um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD). Conforme a Susepe, a tentativa de fuga poderá impactar no tempo para a progressão de regime do apenado.
Confira abaixo a nota do IGH sobre o caso:
"O IGH vem por meio desta nota esclarecer que atende a todos os pacientes sem distinção, em casos de pacientes apenados, eles vêm acompanhados pelos agentes penitenciários e tem prioridade no atendimento por medida de segurança para os demais pacientes, funcionários da unidade e agentes penitenciários, além deles mesmos. Por isso, a chegada dos mesmos na unidade não se faz pela recepção, juntamente com os outros pacientes, e o atendimento é feito em um ambiente isolado do trânsito dos demais pacientes e de maneira imediata. No dia 05/11, o paciente em questão chegou na unidade em torno das 18h, logo após sendo triado e tendo a avaliação médica. Às 19h30min já haviam sido coletados exames e estavam em aguardo dos resultados, o paciente juntamente com os agentes, nesta área de acesso restrito. Às 20h52min, após a tentativa de fuga, o paciente teve mais uma avaliação médica, onde consta que ele não apresentava ferimentos por arma de fogo e teve alta médica para aguardar os resultados dos exames detido, sendo encaminhado para a penitenciária junto com os agentes penitenciários e Brigada Militar."