Com a chegada de quatro mulheres e 27 homens na sexta-feira, foi concluído o processo de ocupação da nova Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. A operação de transferência do antigo presídio, no centro da cidade, para a nova casa prisional, em Linha Palmeiro, foi finalizada por volta das 15h30min. O novo estabelecimento foi inaugurado no dia 3 de outubro e abriga agora um total de 385 detentos – 21 mulheres e 364 homens.
Leia mais
Susepe prevê concluir transferências e desocupar antigo presídio de Bento Gonçalves ainda nesta sexta
"Inauguramos um centro de reciclagem de trajetórias de vida", diz secretário em inauguração de presídio em Bento
Detentos serão transferidos para novo presídio de Bento ao longo de 30 dias, afirma vice-governador
Com isso, está desativado o presídio na região central, uma demanda histórica do município. A prefeitura quer a demolição do prédio, mas a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) diz que ainda não há definição sobre isso.
Todos os presos estão no regime fechado. Aqueles que estavam no semiaberto, conforme a Susepe, conseguiram progredir para o aberto. A superintendência informou que todo o processo de transferência ocorreu com tranquilidade, sem necessidade do uso de medidas para conter tentativas de fuga. No entanto, já houve diversas tentativas de entrada de objetos proibidos na penitenciária, apesar de ações de segurança reforçadas.
Em um dos casos, um pacote com drogas e celulares foi arremessado e acabou no pátio, longe do alcance dos presos. Em outro, também após um arremesso, foram apreendidos celulares, chips e carregadores. Houve ainda uma situação em que duas apenadas que estavam sendo transferidas foram flagradas pelo scanner corporal com celulares escondidos no corpo. Segundo a Susepe, a entrada de mercadorias é dificultada porque o presídio é todo cercado nas áreas em que os presos circulam.
Em nota, a Susepe diz que todos os setores da nova casa prisional estão funcionando plenamente, inclusive os setores de trabalho e educação prisional e assistência religiosa.