Dois homens procuraram a Polícia Civil de Caxias do Sul, na tarde desta segunda-feira (09), com poucas horas de diferença, para relatar o mesmo crime: tentativa de extorsão depois de trocar fotos íntimas com uma mulher por um aplicativos de conversas. O crime tem sido comum na região, envolvendo principalmente homens.
Leia mais
Polícia de Canela identifica preso que extorquia homens após troca de fotos íntimas por mensagens
Depois de trocar fotos íntimas com mulher, homem é vítima de tentativa de extorsão em Caxias
Tentativas de extorsão alertam para golpe envolvendo troca de fotos íntimas por redes sociais em Caxias
Homem é vítima de extorsão após trocar fotos íntimas com mulher por aplicativo de conversa
Após trocar fotos íntimas com mulher, homem é vítima de tentativa de extorsão em Caxias
No primeiro caso, registrado às 13h52min, por um homem de 41 anos, ele contou à policia que conheceu uma mulher em uma rede social na último dia 05, e que após, trocaram o número de telefone, e passaram a conversar por um aplicativo de mensagens.
O empresário conta ainda que, após algumas conversas, passaram a trocar fotos íntimas. Ainda conforme relato à polícia, na manhã da segunda, por volta das 11h30min, um homem entrou em contato com ele e alegou que a mulher seria uma adolescente com menos de 18 anos, portanto, menor de idade.
O homem que o contatou teria ainda exigido R$ 5.800 para não denunciar o empresário à polícia. Ele bloqueou o número do telefone que o contatou, e em seguida outro número teria entrado em contato, via aplicativo de mensagem, mas ele não atendeu a ligação. O homem não efetuou nenhuma transferência ou depósito.
Na segunda ocorrência, registrada às 15h44min, um homem de 70 anos, relatou à polícia que trocou fotos íntimas com uma pessoa por um aplicativo de mensagens. O idoso contou que depois de enviar as fotos foi procurado, por volta do meio-dia da segunda, por outra pessoa que pediu dinheiro para não divulgar as fotos do aposentado para os familiares dele, por meio de uma rede social. Ele não efetuo o pagamento.
Outros casos semelhantes tem sido registrados em Caxias, sempre com características similares e o mesmo propósito: obter vantagem financeira a partir de ameaças. A orientação da Polícia Civil é que em casos como esse as vítima não depositem nenhuma quantia e procurem a delegacia para registrar a ocorrência. A polícia orienta ainda que as pessoas tenham cuidado nas redes sociais e mantenha atenção redobrada ao adicionar desconhecidos.
Polícia Civil identificou autor de diversas extorsões
A Polícia Civil de Canela identificou no último mês, o autor de diversas extorsões a homens após eles terem trocado fotos íntimas com uma suposta jovem ou mulher em aplicativo de conversa por mensagens. O crime era cometido por um homem que está preso Montenegro, de acordo com a Seção de Investigação da Delegacia de Polícia. Mesmo preso, e longe da Serra, ele praticava os golpes e lucrava elevados valores com a prática dos crimes, sendo que os depósitos recebidos após a extorsão das vítimas eram diários.
Na ocasião, o delegado Vladimir Medeiros orientou que, ao usar as redes sociais, tanto homens quanto mulheres evitem a troca de mensagens com conteúdo de nudez com recém-conhecidos para evitar constrangimentos e extorsões.
Leia também
Com farol apagado, carro é parado pela polícia e cinco são presos em Bom Princípio
Vítima de acidente com carro, moto e caminhões em Caxias residia em Flores da Cunha
Caxias do Sul tem a quinta prisão por estupro de criança em uma semana