A Polícia Civil prendeu uma mulher de 32 anos que alugou sua conta bancária para lavagem de dinheiro para o tráfico de drogas em Caxias do Sul. Conforme a investigação, ela cobrava uma taxa de 5% em cima de cada depósito recebido. Em um ano, a prática criminosa movimentou R$ 2 milhões, segundo a polícia. A mulher, que não teve a identidade divulgada, foi presa em um estabelecimento comercial no bairro Bom Pastor nesta segunda-feira (19).
A ação faz parte de uma operação de rastreamento do dinheiro do crime na Serra. A investigada compõe um grupo que realiza a lavagem de dinheiro para duas facções que atuam com o tráfico de drogas. Até o momento, nove integrantes destas organizações já foram identificados.
Para disfarçar o dinheiro da venda de drogas, a investigada utilizava sua empresa de fornecimento de marmitas. Segundo informações repassadas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), ela recebia o lucro de diversos pontos de tráfico diretamente na conta bancária e, mediante uma comissão de 5%, repassava aos traficantes. O delegado Adriano Linhares, da Draco, afirma que a conta da investigada chegou a ser bloqueada por excesso de depósitos diários.
Além da prisão no Bom Pastor, os agentes também cumpriram um mandado de busca e apreensão no bairro Desvio Rizzo. A Polícia Civil não divulga o nome da presa para não prejudicar o andamento das investigações. A suspeita não possui antecedentes criminais.