Uma operação efetuada pela Polícia Civil no final da tarde desta quarta-feira (7) resultou na apreensão de 48 máquinas caça-níqueis e a detenção de duas pessoas que exploravam jogos de azar em Bento Gonçalves. A ação de busca e apreensão desmantelou três estabelecimentos clandestinos que funcionavam no período da noite.
A primeira ação aconteceu em uma residência na Rua Olavo Bilac, onde foram recolhidas 13 máquinas caça-níqueis. Na casa, foi detida uma mulher de 34 anos, que vai responder ao processo em liberdade. No outro estabelecimento, situado na parte superior de um imóvel localizado na Rua Cândido Costa, os policiais apreenderam 21 máquinas. No momento da ação, ninguém estava no interior da residência. No terceiro local, na Rua Paraná, 14 máquinas foram apreendidas e um homem de 66 anos foi detido.
O titular da 1º Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, delegado Arthur Raguse, explica que esse tipo de delito acontece com frequência no município. O fato de ser considerada uma infração de menor potencial ofensivo dá margem para que os infratores retornem à prática pouco tempo depois de terem sido detidos.
— Temos em torno de até 15 registros anuais envolvendo esse tipo de delito. A gente desmantela esses pontos e eles acabam migrando para outros locais depois de uns meses – destaca Raguse.
O artigo 50 da Lei das Contravenções Penais prevê que estabelecer ou explorar jogo de azar em lugar público ou acessível ao público é uma contravenção penal sujeita à pena de prisão de três meses a um ano em regime aberto ou sembiaberto, além de multa.