O Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) da Serra confirmou que o major Álvaro Martinelli será o primeiro comandante do 4º Batalhão de Choque. O oficial é o atual responsável pelo 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), que tem sede em Bento Gonçalves e atende a mais 24 municípios daquela microrregião. Antes de vir à Serra, em março de 2015, o oficial liderava o 3º Batalhão de Choque, em Passo Fundo.
Leia mais:
"Facção é uma maneira indireta de glamourização do crime", opina major de Bento
Serra passa a contar com blindado para operações da Brigada Militar
"Maior poder e resposta imediata", diz comando sobre nova tropa de choque na Serra
O novo batalhão terá sede em Caxias do Sul, mas atenderá os 66 municípios da região do CRPO Serra. O decreto para criação da unidade foi assinado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) no dia 15 de julho. Na ocasião, foi anunciado que o batalhão contaria com 110 PMs e estaria instalado até o final de agosto.
O CRPO Serra, contudo, evita falar em datas ou outros detalhes sobre a nova unidade. A BM negocia com a prefeitura de Caxias do Sul a doação de um prédio próximo à área central para ser a sede do Batalhão.
A criação do novo batalhão é uma decisão estratégica diante da falta de efetivo. Essa tropa especializada será responsável por atender ocorrências de grande vulto, como um assalto a banco ou a um protesto com milhares de pessoas.
Novos soldados se apresentam
Nesta terça-feira (20), os novos soldados se apresentaram ao 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) e devem responder ao comando nestas primeiras semanas de atuação. Também é aguardada a transferência de policiais veteranos para compor o novo batalhão. Como a nomeação do major Martinelli ainda precisa ser publicada no Diário Oficial do Estado, o CRPO também não se manifesta sobre quem assumirá o 3º BPAT após a sua saída.