A Polícia Civil da Serra receberá 27 novos servidores até o dia 15. Os policiais serão distribuídos entre Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado, Vacaria, Ipê e Esmeralda. O reforço é decorrente da formatura de 412 novos servidores que ocorreu nesta segunda-feira (8). São 205 inspetores e 207 escrivães de polícia.
O primeiro critério de distribuição definido pelo governo estadual foram os índices criminais, por isso Caxias do Sul receberá 14 novos policiais civis. No maior município da Serra, a primeira preocupação foi com plantão e o registro de ocorrências. Assim, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) receberá cinco novos servidores.
— A prioridade definida pela Secretaria (Estadual de Segurança Pública) foram os 18 municípios do (programa) RS seguro. Caxias do Sul, assim, ganhou este reforço maior em razão dos seus índices criminais, principalmente em relação aos homicídios, assaltos a pedestre e roubos de veículo — explica o delegado regional da Serra, Paulo Roberto Rosa da Silva.
A partir da nova turma, também serão reforçadas as delegacias de Bento Gonçalves, com três novos servidores, e Farroupilha, com dois. Nos Campos de Cima da Serra, o edital prevê quatro agentes para Vacaria, um para Ipê e um para Esmeralda.
Para a Região das Hortênsias, está prevista a chegada de dois novos policiais. Contudo, a Delegacia Regional de Gramado aguarda a chegada dos agentes para definir para quais cidades serão encaminhados.
O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, contudo, aponta que existe a possibilidade de que nem todos os 412 nomeados assumam o serviço.
— Ainda não está confirmado, mas tenho a informação de que cerca de 20 deles não vão nem mesmo iniciar o serviço porque passaram em outros concursos públicos.
O reforço é bem-vindo pelos delegados da região, mas não é uma solução. A preocupação é com a demanda de aposentadorias, que tem aumentado.
— O efetivo da Polícia Civil está bem abaixo do necessário, temos menos da metade do efetivo no Estado e a Serra está neste contexto. Assim, foi feita esta prioridade porque não adiantava colocar um policial para cada município — resume o delegado Paulo, ressaltando que há outros 800 aprovados em concurso que aguardam pela chamada do governo estadual para iniciar o curso, além de 100 novos delegados que já estão em formação.
NOVOS POLICIAIS NA REGIÃO
:: 14 para Caxias do Sul
:: 3 para Bento Gonçalves
:: 2 para Farroupilha
:: 4 para Vacaria
:: 1 para Ipê
:: 1 para Esmeralda
:: 2 para a região das Hortênsias
NOVOS POLICIAIS EM CAXIAS DO SUL
:: 5 para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA)
:: 3 para a Delegacia de Homicídios
:: 3 para Delegacia de Ações ao Crime Organizado (Draco)
:: 1 na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA)
:: 1 na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam)
:: 1 para o 2ª Delegacia de Polícia