A Polícia Civil prendeu, na manhã desta terça-feira (2) em Caxias do Sul, na Serra, e em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, dois suspeitos de terem participado de um ataque a banco e tentativa de homicídio de policiais em setembro de 2017 em Arambaré, no sul do Estado. Os policiais também fazem buscas a mais um suspeito em Caxias do Sul, que até o início da manhã ainda não havia sido localizado. Ao todo, são seis mandados de prisão, sendo que três homens já estão presos por outros crimes, um deles em Caxias e outros dois no complexo prisional de Charqueadas. A polícia também cumpre 17 mandados de busca e apreensão de materiais, como celulares e documentos, que poderão auxiliar na investigação de possíveis crimes relacionados, como lavagem de dinheiro.
Em Caxias do Sul, foi preso preventivamente William Cardoso Boeira, de 28 anos. Conforme a polícia, ele tem antecedentes por roubo qualificado, receptação, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Em Guaíba, foi preso um investigado de 37 anos; nesse caso, por se tratar de prisão temporária, não é divulgado o nome do suspeito, que tem antecedentes por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Outro alvo de mandado de prisão preventiva, Anderson Sanches dos Santos, de 26 anos, já estava preso em Caxias do Sul; ele tem antecedentes por roubo qualificado, receptação, desacato, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Os outros presos, que estão em Charqueadas, foram alvos de mandado de prisão temporária; um de 26 anos, com antecedentes por violência doméstica, roubo qualificado, associação criminosa, receptação, uso de documento falso e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, e outro de 44 anos, com antecedentes por roubo qualificado, associação criminosa, receptação, furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e desacato.
Leia mais
Polícia encontra em Caxias do Sul fábrica de pregos usados por assaltantes de banco para furar pneus
Seis suspeitos de participar de assalto a banco em Ibiraiaras são mortos em confronto com a polícia
Ao todo, a polícia acredita que pelo menos 10 pessoas tenham envolvimento no ataque em Arambaré, em 2017, mas alguns suspeitos ainda não foram identificados. Na ocasião, criminosos armados explodiram a agência do Banrisul da cidade, por volta das 4h30min de 5 de setembro daquele ano. De acordo com a investigação, a quadrilha utilizou pelo menos três carros; na fuga, parte do grupo entrou em confronto com policiais militares entre Arambaré e Tapes. Uma viatura foi atingida por tiros. Nenhum policial foi ferido na ocasião.
Conforme o titular da delegacia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic), João Paulo de Abreu, a participação dos alvos dos mandados nesta terça em outros crimes também é apurada, mas não há nenhuma conclusão sobre o envolvimento deles em outros ataques.
Participaram da ação nesta manhã 37 policiais. A operação foi denominada "Asfixia", conforme a Polícia Civil, em função da busca incessante em desarticular organizações responsáveis por crimes de roubos e furtos com emprego de explosivos. Segundo a polícia, há integrantes desses grupos que ainda estão em liberdade, outros já estão presos e outros ainda morreram em confrontos. Ainda de acordo com levantamento da polícia, neste ano foram registrados oito furtos e roubos com emprego de explosivos no Estado, contra 21 no mesmo período de 2018 e 22 casos em 2017.
A polícia pede o auxílio da população para denúncias, que podem ser feitas por telefone para o número 0800-510-2828 e WhatsApp (51) 98414-7814.
Leia também
Terça-feira será de sol na Serra e previsão de geada fica para quinta-feira
Queda de barreira deixa trânsito bloqueado na BR-116, entre Caxias e São Marcos
Licitação para ERS-122 deve sair no segundo semestre de 2020, diz secretário estadual de Parcerias
Após confirmação de caso de leptospirose, Canil Municipal de Caxias pode ser interditado