A Serra Gaúcha teve uma noite de sexta-feira (7) violenta, com seis assassinatos registrados em uma hora e meia. Cinco das vítimas foram mortas em uma chacina em Bento Gonçalves por volta das 22h10min. A outra morte foi em Caxias do Sul: o corpo de um homem foi encontrado por volta das 23h30min em um beco no bairro Primeiro de Maio.
A chacina de Bento Gonçalves foi no bairro Municipal, em um bar na Rua Laejadense. Conforme a investigação da Polícia Civil, seis pessoas chegaram em um carro sedan prata e desceram atirando. Conforme o delegado Arthur Reguse, foram recolhidas no local pelo menos 64 cápsulas , tanto de calibre 38 quanto de nove milímetros. Os mortos foram identificados como Roger da Silva Cabral, Mateus da Silva Ribeiro, Lucas Joel Ferrão, Cristian Soares Teixeira e Robert da Silva Ribeiro. Este último chegou a ser socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bento Gonçalves, onde morreu. Os demais morreram no local.
Leia mais
Chacina deixa cinco pessoas mortas em Bento Gonçalves Vítimas de chacina em Bento Gonçalves foram atingidas por pelo menos 10 tiros cada
"Ela me ligou dizendo 'entraram aqui e mataram todo mundo'", diz irmão da dona do bar onde aconteceu chacina em Bento
Essa é a primeira chacina em Bento Gonçalves pelo menos nos últimos seis anos, conforme o acompanhamento feito pelo Pioneiro. Antes disso, Bento tinha uma média em torno de um homicídio por mês. As vítimas tinham envolvimento com facção criminosa, de acordo com o delegado. Por isso, a polícia acredita que a motivação tenha relação com uma disputa de território para o tráfico de drogas.
Horas depois do crime, na mesma rua Lajeadense, um homem identificado como William de Quadro foi preso pela Brigada Militar portando um fuzil calibre 7,62mm próximo de uma residência. A polícia investiga a relação dele com os criminosos e as vítimas. Bento Gonçalves vem tendo um número menor de homicídios neste ano, depois de um recorde de 52 casos no ano passado.
Conforme o oficial do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas de Bento, capitão Diego Caetano - que, nos próximos dias deve assumir a Secretaria de Segurança do município - os órgãos de segurança celebravam a queda de diversos indicadores criminais neste ano.
— Agora, fomos surpreendidos com essa chacina. Fazemos um trabalho de inteligência junto com a Polícia Civil. Há facções de fora da cidade que têm disputado territórios para venda de drogas e armas com um grupo criminoso de Bento Gonçalves, que controla a maior parte das áreas. Um dos espaços em disputa é o bairro Municipal — comenta.
Com a chacina desta sexta, Bento chega a 21 assassinatos neste ano. No mesmo período do ano passado, 23 pessoas haviam sido assassinadas no município.
Corpo encontrado em Caxias do Sul
O outro assassinato na última noite na Serra foi por volta das 23h3omin em um beco no bairro Primeiro de Maio. A vítima foi identificada como Irian Moraes de Souza, 35 anos. O corpo foi encontrado com, pelo menos, oito marcas e perícia apontará quantas representam tiros e quantas são marcas de saída de balas de arma de fogo.