A Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão e prendeu dois homens temporariamente por volta das 8h desta terça-feira (4), em uma residência na Rua Visconde de Pelotas, no bairro Pio X. A operação foi desencadeada a partir da comprovação da participação dos presos , de 34 e 24 anos, em uma tentativa de homicídio registrada contra uma travesti, na noite do dia 1º de maio. Na ocasião, a vítima foi baleada por ocupantes de um veículo, que efetuaram três disparos de arma de fogo. Além da tentativa de homicídio, os presos possuem antecedentes criminais por ameaças e lesão corporal. Um deles ainda possui antecedente por posse ilegal de arma de fogo.
De acordo com o titular da Delegacia de Homicídios de Caxias, Rodrigo Duarte, a operação busca reunir evidências da exploração sexual a partir de diversos tipos de materiais apreendidos na residência, entre telefones celulares e anotações. Também foram apreendidas drogas sintéticas. Conforme o delegado, a travesti alvo da tentativa de homicídio era coagida a pagar valores para se prostituir.
— Era explorada por eles e, quando se negou a pagar o valor que era exigido, acabou sendo alvo de disparos de arma de fogo na região central. As buscas servem para a coleta de elementos para comprovar a prática de rufianismo, que é exploração da prostituição mediante a exigência de dinheiro — ressalta Duarte.
A polícia vai buscar averiguar se os demais ocupantes da residência também eram explorados pelos dois que foram presos. A ação contou com a participação de 40 policiais civis e foram utilizadas oito viaturas. Os dois pedidos de prisão temporária de 30 dias podem ser convertidos em prisão preventiva a partir da evolução das investigações.