A mobilização da Brigada Militar (BM) contra os furtos de veículos em Caxias do Sul apresentou resultados logo em seu primeiro dia de atuação. Uma denúncia sobre um homem forçando a porta de veículos próximo a supermercados levou a prisão de Luciano dos Santos, 28 anos. Ele estava com três chaves micha, ferramenta artesanal utilizada para abrir e ligar automóveis antigos.
Santos possui oito antecedentes por furtos de veículos e seis por receptação, que é quando o suspeito está com um carro furtado ou roubado, mas não é possível provar a autoria do crime. Conforme a BM, o autuado estava em liberdade provisória desde outubro do ano passado. Na ocasião, Santos foi solto um dia após ser detido por um furto de veículo pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O crime mais recente aconteceu às 17h20min desta terça-feira (7), quando populares relataram que um homem de calça cinza e jaqueta preta estava forçando a porta de automóveis estacionados próximos a supermercados da Rua Marquês do Herval, no Centro. Os agentes das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) foram acionados e localizaram Santos há algumas ruas de distância. O flagrado foi apresentando à Polícia Civil.
A Operação Cavalo de Aço foi lançada pelo 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) para combater o furto de veículos em Caxias do Sul, que apresentou uma elevação nas últimas duas semanas. Ainda assim, o quadrimestre terminou com uma redução de 7% neste delito na comparação com o mesmo período de 2018.