Uma ação de combate ao tráfico prendeu, na manhã desta sexta-feira (12), seis homens e duas mulheres envolvidos com distribuição de drogas na Serra gaúcha. Dentro de uma hora, a Operação Dominus, encabeçada pela Polícia Civil de Veranópolis, deteve sete suspeitos no município e um em Cotiporã, sendo cinco prisões preventivas e três flagrantes.
Além das polícias de Veranópolis, o trabalho, iniciado às 6h, contou com apoio de efetivos da 8ª e da 15ª Região Policial, com sede em Caxias do Sul e Lagoa Vermelha, respectivamente, totalizando 45 viaturas e cerca de 150 policiais. Foram apreendidos quatro carros, uma moto furtada, munição, dinheiro, celulares e drogas como maconha e cocaína. A quantidade não foi informada mas, de acordo com a polícia, foi suficiente para configurar os flagrantes.
As capturas são resultado de uma investigação que durou aproximadamente sete meses, envolvendo também os municípios de Nova Prata, Nova Bassano e Novo Hamburgo. Segundo o delegado de polícia de Veranópolis, Marcelo dos Santos Ferrugem, a investigação iniciou após a apreensão de um televisor roubado, receptado por um dos suspeitos.
— Nós já tínhamos a suspeita do envolvimento com tráfico, a partir dessa ocorrência conseguimos dar sequência à investigação — comenta o delegado responsável pelo inquérito.
Por meio de escutas telefônicas e outros recursos, a Polícia conseguiu identificar suspeitos que organizavam, comercializavam e também o responsável por fazer o transporte das drogas - principalmente maconha e cocaína - que atendiam o consumo na região. O fornecimento se dava a partir de Novo Hamburgo mas, de acordo com Ferrugem, a operação restringiu-se apenas às cidades menores, permanecendo dentro da capacidade do efetivo regional.
— Nós repassaremos o inquérito para outras delegacias, até mesmo à Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos), para que possam dar continuidade.
No inquérito, a polícia chegou a indicar a prisão preventiva de 15 suspeitos, porém, teve apenas um terço das solicitações deferidas pelo Poder Judiciário. O delegado destaca o cumprimento total da operação, que além de capturar os cinco suspeitos do inquérito, ainda conseguiu a prisão em flagrante de outras três pessoas. Os nomes dos suspeitos não foram informados.
Em Veranópolis, as capturas ocorreram no bairro Santo Antônio; em Cotiporã, a operação se deu no Centro. Os suspeitos encontram-se detidos na Delegacia de Veranópolis e serão destinados ao Presídio Estadual de Nova Prata ainda nesta sexta-feira. As prisões preventivas encerram dentro de 30 dias, prazo no qual a polícia pretende finalizar o inquérito.
Leia mais
"A primeira impressão é horrível", relata vítima de extorsão por facções em Caxias do Sul
Motorista embriagado é preso após dirigir na contramão e fugir da polícia
Após ser perseguido e se esconder em matagal, homem é preso por receptação de veículo
Homem morre atropelado na ERS-122 em Bom Princípio
Cervejaria arrecada recursos para ONGs de proteção animal em Caxias