Um tumulto no entorno da Estação Férrea, no bairro São Pelegrino, precisou ser contido pela Brigada Militar (BM) entre o final da noite desta terça-feira (5) e início da madrugada desta quarta (6), em Caxias do Sul.
Segundo o subcomandante da BM, major Emerson Ubirajara De Souza, houve um início de algazarra, quando cerca de 800 pessoas que estavam no Carnaval do Bloco da Velha se dirigiram da região da Maesa, no bairro Lourdes, para as proximidades da Estação Férrea, entre as ruas Coronel Flores, Os 18 do Forte e Feijó Júnior.
Moradores do entorno denunciaram perturbação do sossego e cerca de 50 policiais da Força Tática e da Força Gaúcha de Pronta Resposta (FGPR) foram ao local para retirar as pessoas da área.
Algumas dezenas de pessoas resistiram à ação e chegaram a lançar garrafas contra os policiais. Um contêiner de lixo foi incendiado por pessoas que faziam parte do grupo. Os PM’s tiveram que utilizar balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar a aglomeração.
O subcomandante destaca que a ação foi preventiva e teve a finalidade de evitar que outras manifestações de violência se repetissem no entorno da Estação. Nos dias 27 de dezembro de 2018 e 17 de janeiro deste ano, a região registrou brigas e tumultos que tiveram que ser controlados mediante utilização de armamento não-letal.
A operação especial de segurança para o Carnaval em Caxias do Sul contou com 54 PMs, operando em 13 viaturas e seis motocicletas. Os policiais monitoraram os principais pontos de aglomeração de pessoas na cidade.
Leia mais
Obras na ERS-115 causam falta de água em Gramado nesta quarta
Câmara de Caxias realiza audiência pública para debater Caso Magnabosco