O efetivo da Guarda Municipal em Caxias do Sul vai contar com mais 70 pistolas calibre 380. Em medida publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (25), a prefeitura reservou um recurso de cerca de R$ 245 mil para a aquisição dos novos armamentos. Com o aporte, a Guarda passa a contar com 150 agentes que atuam com armas curtas, entre pistolas calibre 380 e 21 revólveres calibre 38. Além disso, são quatro espingardas calibre 12 que são utilizadas mediante operações específicas.
Segundo o diretor-executivo da Guarda Municipal, Paulo Siqueira, não será necessário treinamento para os novos guardas porque todos aqueles que utilizam armas curtas estão capacitados. Ele explica que a aquisição das pistolas é feita mediante autorização concedida pelo Exército.
— Solicitamos a autorização e reservamos o recurso, para posteriormente efetuar o pedido junto para que fabrique as armas. Esse processo vale para qualquer equipamento, até mesmo os coletes, após todo o processo municipal, pedimos a permissão a nível federal — destaca Siqueira.
Ao todo, são 173 guardas que atuam com armas em Caxias do Sul. Desses, 21 não possuem capacitação para o porte de armas letais. Segundo a Secretaria de Segurança e Proteção Social, esses agentes exercem funções administrativas e geralmente permanecem em postos fixos.