Dois homens foram presos em flagrante com R$ 4,7 mil em notas falsas em Bento Gonçalves no final da manhã desta quinta-feira (17). A dupla ainda tinha cheques e documentos de identificação falsificados. Contudo, o que mais chamou atenção foi o número de passagens policiais de um dos envolvidos. Segundo a Brigada Militar (BM), José Nicanor Zimmermam 47 anos, possui 34 antecedentes por estelionato e cinco por apropriação indébita (crime que consiste no apoderamento de coisa alheia móvel), além de dois flagrantes por porte ilegal de arma de fogo. O outro detido é Luis Francisco Dalbem Neumann, 47, não possuía histórico criminal.
A abordagem ocorreu na Rua Sete de Setembro, no bairro Fenavinho, por volta das 11h30min, após uma denúncia sobre dois homens que tentavam utilizar dinheiro falso no comércio local. Os dois autuados estavam em um Fit prata. Na ocasião, Zimmermam, que estava em situação de foragido da Justiça, tentou apresentar um documento falso aos PMs, mas foi descoberto.
Os dois presos foram encaminhados para a Polícia Federal em Caxias do Sul, que é a responsável por este tipo de ocorrência. Diante da prisão, a BM de Bento Gonçalves reforçou o alerta aos comerciantes sobre moedas falsas e ressaltou a importância da comunicação imediata ao 190.
Este é o segundo caso de moeda falsa apreendida na Serra nesta semana. Na segunda-feira, três adultos e uma adolescente foram detidos com 42 notas falsas de R$ 100 em Campestre da Serra.