Um aluno-soldado da Brigada Militar foi baleado e preso após abordar motoristas com armas falsas na madrugada da segunda-feira em Caxias do Sul. A ocorrência foi registrada no bairro Serrano, próximo da Escola Municipal Marianinha Queiroz e teve início às 23h.
Segundo o tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), o envolvido na ocorrência é um jovem de 22 anos, natural de Caxias do Sul, que frequenta a escola da Brigada Militar há pouco mais de um mês. Ligações para o 190, telefone funcional da BM, informaram que um homem, sem farda e com carro particular, abordava os veículos portando uma arma. Quando policiais militares chegaram ao local, o jovem já estava dentro do Celta de cor branca. Ao perceber a aproximação da viatura, ele iniciou fuga, perdeu o controle do veículo e bateu em um barranco.
— Os colegas relatam que ele já desceu do carro apontando uma espingarda de calibre 12, mas o jovem diz que não apontou aos PMs. Ele foi ferido então com dois tiros — detalha Ribas.
Além do simulacro de espingarda, foi localizado também uma pistola falsa que ele tentou se desfazer durante a fuga. Segundo o comandante, os tiros atingiram a mão direita do jovem e o abdômen. Ele foi socorrido ao Hospital Pompéia, liberado e encaminhado à delegacia. O jovem negou fazer o teste do bafômetro, e por isso responderá pelo crime de embriaguez ao volante. Ele responderá ao inquérito em liberdade, e não foi arbitrada fiança. Ribas afirma que a investigação civil e administrativa indicará qual será a punição que o jovem terá.
— O único crime que ele fez foi contra ele mesmo. As armas eram de mentira, ele não feriu ninguém. A punição pode resultar no desligamento dele do curso, mas ele se limitou muito a fazer declarações. É preciso apurar com calma o que, de fato, aconteceu. A investigação esclarecerá o que aconteceu — defende Ribas.
Ribas afirma ainda que seguirá frequentando as aulas, e a decisão final será tomada dentro de 40 dias. Quatro policiais civis prestaram depoimento no batalhão durante a madrugada.
O curso de formação dos novos soldados da Brigada Militar começou em novembro. São dois mil novos policiais no Rio Grande do Sul. Eles foram aprovados no concurso realizado no no fim de 2017.