Com a prisão de 20 pessoas maiores de idade e a apreensão de três adolescentes na manhã desta sexta-feira, a Polícia Civil de Lagoa Vermelha pretende reduzir os índices de violência no município. Já são 10 assassinatos neste ano e todos têm ligação com o tráfico de drogas, conforme o delegado Edson de Freitas Reis. A Operação The Hands, como foi denominada, ocorreu em 12 cidades, mas o centro da investigação está no município do Norte do Estado.
A ação teve o objetivo de desmantelar uma organização criminosa responsável pela venda de drogas e ligada a assassinatos em Lagoa Vermelha. Ao todo, foram cumpridos 61 mandados de prisão preventiva (sendo 38 para pessoas que já estão recolhidas em presídios do Estado), três mandados de internação de adolescentes infratores e 43 mandados de busca domiciliar. Seis pessoas não foram localizadas e permanecem na condição de foragidas.
As investigações que levaram a prisão do grupo iniciaram em outubro do ano passado a partir de um duplo homicídio que ocorreu em Lagoa Vermelha. Os mandantes da organização estão detidos em presídios de Caxias do Sul e Erechim, segundo o delegado.
— Identificamos que essa execução estava ligada ao crime de tráfico de drogas. Conseguimos identificar também que diversas pessoas de outras cidades estavam circulando em Lagoa Vermelha. Além disso, pontos de vendas de drogas foram montados em 10 bairros e no decorrer das investigações prendemos 45 pessoas, desde outubro de 2017. A partir daí, instauramos um novo procedimento para o crime de organização criminosa — explica Reis.
A expectativa das autoridades é que os índices de violência no município reduzam a partir da operação desta sexta:
— A gente sempre espera que, com o encarceramento destas pessoas, os crimes contra a vida e o tráfico de drogas diminuam. Mas nós ficamos preocupados, porque os líderes da organização já estão presos. Quer dizer que mesmo recolhidos, eles continuam com um poder de mando, tendo contato com o mundo exterior — avalia Reis.
Ao todo, 185 policias civis da região e 60 viaturas participaram da ação.
OS NÚMEROS
PRISÕES
Ibiraiaras: 2
Lagoa Vermelha: 11 prisões preventivas, mais três prisões em flagrante e três adolescentes apreendidos.
Tapejara: 1
Gaurama: 2
Bento Gonçalves: 1
*Seis pessoas não foram localizadas e permanecem na condição de foragidas.
APREENSÕES
400 gramas de crack
80 gramas de cocaína
Porções de maconha
Seis armas de fogo
Celulares, dinheiro, entre outros objetos.