Um homem de 50 anos, suspeito de fornecer e preparar explosivos usados em roubos a bancos, foi preso em Canela na primeira fase da Operação Barreiros na manhã desta quinta-feira. A ação, conduzida pela Polícia Civil, pretende desarticular um grupo criminoso que utiliza estes materiais em roubos a agências bancárias do RS.
As investigações policiais apontaram que o homem detido na Serra integra um grupo criminoso que atacou com explosivos uma fábrica de joias, em Cotiporã, em dezembro de 2012, que resultou na morte de três homens. A suspeita é de que ele continuava fornecer e preparar os artefatos usados em ações recentes. Na casa dele, foram encontradas munições de diversos calibres, além de ferramentas.
Já em Alvorada, foram presos mãe e filho de 54 e 34 anos, respectivamente. Com eles foram localizados porções de cocaína (em pedra e em pó), maconha, dinheiro e uma balança de precisão.
Segundo a Polícia Civil, os três presos têm ligação com o grupo criminoso investigado na operação. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Alvorada e cinco em Canela.Iv
INVESTIGAÇÃO
Um arrombamento no dia 2 de novembro em uma agência de Barra Funda deu início as investigações da operação. Na ocasião, o grupo de assaltantes usou explosivos para violar um caixa eletrônico do Banrisul.
Os quatro envolvidos no crime foram presos no mesmo dia após troca de tiros e perseguição.
A partir disso, a polícia apurou que haveria mais integrantes do bando, como o homem preso em Canela.