Os alunos que farão curso de formação para soldados da Brigada Militar em Caxias do Sul foram apresentados na manhã desta terça-feira na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM). Estavam presentes 28 dos 30 jovens que terão aulas no município. Dois tiveram problemas de saúde e devem integrar a turma nos próximos dias.
Quase a metade do grupo é natural de cidades da Serra – cinco de Caxias e nove de Vacaria. Entre os demais, nove vêm de outros seis estados brasileiros (dois de Pernambuco, três de Santa Catarina, um do Paraná, um do Distrito Federal, um de Alagoas, um da Bahia). Do Estado ainda há representantes de Santiago, Paim Filho, Alegrete, Palmeira das Missões, Santa Maria, Lagoa Vermelha e Campo Bom.
Ao todo, serão oito meses de preparação. As aulas começam no dia 26 deste mês e devem ser concluídas até o final de junho do ano que vem. Os alunos terão 43 disciplinas com conteúdos teóricos, como legislação e direitos humanos, e práticos, como o uso de armamento.
A partir de fevereiro de 2019, os alunos devem começar a acompanhar policias da ativa em atividades de patrulhamento nas ruas da cidade.
Segundo o comandante do 12º BPM, tenente-coronel, Jorge Emerson Ribas, uma das primeiras atuações deles deve ser na Festa da Uva 2019.