Uma operação da Polícia Civil contra uma facção que age em São Marcos prendeu pelo menos 11 pessoas na manhã desta quinta-feira. Conforme as investigações, as operações de tráfico de drogas, no município, eram comandadas por um presidiário da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, na localidade do Apanhador.
Segundo o delegado Edinei Albarello, são, no total, 16 prisões preventivas, mas quatro delas referem-se a pessoas que já estavam no sistema penitenciário.
— Tinha vários familiares dele (do presidiário que comandava o tráfico) que faziam a movimentação e davam o suporte com demais integrantes. Os três meses de investigações apontaram 20 participantes. Alguns destes membros, inclusive, têm relação com homicídios que ocorreram em São Marcos — explica.
As 11 prisões foram efetuadas nos bairros Colina Sorriso, Francisco Doncatto, Henrique Pante e Polo. Uma 12ª prisão ainda está sendo confirmada pela Polícia Civil.
— Destes 12, três não têm relação com a facção. É outro grupo paralelo. Foram presos por tráfico — complementa o delegado.
Um veículo que era usado para o tráfico também foi apreendido.
A operação da Polícia Civil é uma resposta também ao número elevado de homicídios registrados em São Marcos neste ano. São 14 mortes violentas até agora. O caso mais recente foi registrado no dia 2, quando Douglas de Dorneles Borges foi localizado caído no bairro Polo. Ele apresentava três marcas de tiro na cabeça.