Agentes da 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (Denarc) encontraram 12,6 quilos de explosivos em um apartamento localizado na área central de Caxias do Sul. Os policiais apreenderam ainda armas, drogas e munição, incluindo de fuzil.
A investigação durou cerca de três meses a apurou que um homem poderia estar escondendo drogas e armas em um apartamento da cidade. De acordo com o diretor de investigações do Denarc, delegado Mario Souza, policiais ficaram de campana desde a manhã de quarta-feira, mas a ação só foi encerrada no final da madrugada desta quinta. O delegado explica que não havia a suspeita de que houvesse explosivos na residência, apenas que poderia se tratar do depósito de uma quadrilha de traficantes.
No cumprimento do mandado de busca e apreensão no apartamento, os policiais encontraram nove bananas de explosivos de emulsão volátil de alta potência e espoletas para detonação. A localização desse material, segundo a polícia, aponta que o grupo pode ter ligação com ataques a unidades bancárias.
— Sabíamos que era uma quadrilha perigosa de traficantes, mas não sabíamos que teria explosivos. O que se pode falar até agora é que provavelmente é uma quadrilha que une narcotráfico a roubo e furto de bancos — destaca o delegado.
O diretor de investigações do Denarc não dá mais detalhes da operação porque a investigação está em andamento e não confirma prisões até o momento. Conforme o delegado, o primeiro objetivo era descobrir o depósito.
— Essa foi uma parte da ação, a que era mais importante no momento. Nos próximos dias, ocorrerão prisões — destaca o delegado.
No apartamento havia 1,1 quilo de crack, 425 gramas de cocaína e 6,5 quilos de maconha. Com relação ao armamento, foram apreendidos cinco revólveres calibre 38, uma escopeta calibre 12, carregador de fuzil 762, além de munição de fuzil 762. As apreensões incluem ainda dois coletes balísticos, um rádio comunicador, três balanças de precisão, duas toucas ninja e material para embalar drogas.
A ação contou com apoio da Delegacia Regional da Polícia Civil de Caxias.