Uma operação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na manhã desta terça-feira prendeu cinco pessoas em Jaquirana. Um dos detidos não é relacionado ao crime, mas estava em um dos endereços inspecionados pela Polícia Civil e constava como foragido da Justiça. Os presos são quatro homens e uma mulher.
Conforme o delegado Anderson Silveira de Lima, a mulher de 39 anos aliciava pelo menos quatro meninas, entre 12 e 15 anos, e as "vendia" para programas sexuais com homens de Jaquirana. Os envolvidos no esquema de exploração têm entre 29 e 40 anos.
Ainda segundo o chefe da Polícia Civil, os crimes iniciaram há pelo menos três anos e foram descobertos há alguns meses, quando foi instaurado o inquérito policial.
— Coletadas as provas no inquérito, foram identificados os indivíduos que mantiveram relações com as vítimas e, em virtude disso, foram solicitadas as prisões preventivas. Dos cinco presos, quatro têm ligação direta com a exploração sexual das meninas — explica o delegado.
Segundo Lima, os pais das vítimas não tinham participação nos crimes:
— Algumas das meninas estavam em situação de vulnerabilidade social. Eram aliciadas, “seduzidas”, pela mulher e, algumas vezes, chegaram a experimentar drogas. Depois, eram levadas para a realização de programas sexuais — explica.
Participaram da operação 12 policiais civis de Jaquirana, Vacaria e Bom Jesus.