A redução de crimes contra o patrimônio no primeiro semestre deste ano, na Serra, foi um dos destaques positivos do balanço da Secretaria Estadual da Segurança Pública divulgado nesta terça-feira. Conforme o relatório, foram 2.272 roubos e furtos a menos nas seis principais cidades da região entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano na comparação com o mesmo período de 2017.
Leia mais:
RS tem queda nos homicídios e latrocínios no primeiro semestre
Número de roubos de veículos teve redução de 27% na Serra no primeiro semestre
A maior diminuição foi nos furtos de veículo: 38%. Este tipo de crime, justamente, foi alvo da Operação Vida Fácil da Polícia Civil que, em dezembro do ano passado, desarticulou uma quadrilha que teria movimentado mais de mil automóveis em quatro anos. Na ocasião, 10 pessoas foram presas. Esta organização criminosa também era especialista em extorsões, outro crime que estava em alta no ano passado.
Sobre o policiamento ostensivo, o coronel Ricardo Cardoso, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO/Serra), atribuiu as reduções às ações estratégicas da Brigada Militar (BM). O comandante também destacou as ações integradas com outros órgãos e as informações que chegam por meio de denúncias da população.
— Canalizamos as nossas ações nos dias e horários mais propícios para incidências. Temos nos movimentado rapidamente dentro das cidades. Com os dados e movimentação, temos colhido resultados positivos — afirmou o coronel em entrevista à Gaúcha Serra.
Crimes contra o patrimônio