O ataque com explosivos à agência do Banrisul, no bairro Nova Vicenza, em Farroupilha, durou cerca de cinco minutos. Os criminosos explodiram os dois caixas eletrônicos da área de autoatendimento pouco antes das 4h deste sábado. Na fuga, eles espalharam miguelitos (pregos retorcidos) e abandonaram a caminhonete utilizada na ação.
De acordo com o comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Farroupilha, major Juliano Amaral, a câmera de segurança que fica na rua do banco registrou a chegada dos criminosos em uma caminhonete às 3h52min. Eram quatro pessoas encapuzadas. Assim que chegaram, um dos criminosos disparou contra a câmera, que ficou destruída. Os outros já foram em direção à agência. Ainda segundo o comandante, as viaturas da Brigada Militar chegaram às 3h57min e os bandidos já haviam saído. Três viaturas tiveram os pneus furados pelos miguelitos. Ainda não está confirmado se os ladrões conseguiram levar dinheiro.
A polícia conseguiu confirmar nesta manhã que um carro que passava pelo local na hora do ataque foi abordado pelos criminosos. O motorista, único ocupante do veículo, disse aos policiais que foi obrigado a sair do carro, mas liberado assim que os ladrões explodiram os caixas. O homem não ficou ferido.
A caminhonete utilizada pelos criminosos foi abandonada a poucas quadras do banco. Dentro do veículo, os policiais encontraram uma garrafa de querosene. O líquido também foi espalhado pelos bancos, mas o veículo não chegou a ser incendiado.
Policiais militares fazem barreiras no interior do município para procurar os criminosos.
Outras duas tentativas de assalto a banco foram registradas no Estado, ambas ainda na noite de sexta-feira (20). Criminosos entraram pelo teto de agência bancária em Fortaleza dos Valos, no noroeste do Estado, mas não teriam conseguido levar dinheiro já que o alarme foi acionado e eles fugiram arrombando a porta. Já no centro de Pelotas, uma agência do Santander, teve o sistema de alarme acionado e, por isso, fumaça de gelo seco tomou conta do local. A Brigada Militar afirmou que nada foi danificado.