O balanço dos assaltos ao transporte coletivo no primeiro semestre deste ano em Caxias do Sul trouxe um pouco de alívio para motoristas, cobradores, passageiros e até para a Brigada Militar. Os roubos aos coletivos caíram quase 40% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2017. De janeiro até o final de junho, foram registradas 94 ocorrências, contra 154 no ano passado. Ainda conforme levantamento da concessionária Visate, os assaltos não estão concentrados em apenas uma região da cidade.
Analisando mensalmente, maio e junho também apresentaram queda nos roubos em relação a abril, quando foram registradas 29 ocorrências — o maior número de 2018. Naquele mês, a Brigada Militar reforçou a fiscalização com a Operação Transporte Seguro para frear as ações deste tipo. Segundo o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM), tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, foram disponibilizados policiais que estavam em fase de estágio operacional. Eles ficaram responsáveis por fazer a abordagem de suspeitos nas paradas das linhas identificadas como mais vulneráveis aos assaltantes. Com o fim do período de aprendizagem, as ações deste tipo passaram a ocorrer de maneira mais esporádica.
— Também houve um estreitamento no canal de informações com a Visate. A comunicação tem ocorrido de forma rápida no que se refere ao detalhamento das ocorrências e sobre os suspeitos. Outro fator é que houve um trabalho de investigação e a Polícia Civil prendeu autores destes crimes no início do ano. É um esforço conjunto — avalia o comandante.
Um dos assaltos mais recentes ocorreu na noite de quarta-feira, após um criminoso assaltar a linha do bairro Pioneiro e esconder o dinheiro na boca. Gilmar de Jesus do Nascimento, 41 anos, foi preso em flagrante por volta das 21h45min na Rua Angelo Corsetti.
A cobradora contou à polícia que um homem entrou no ônibus dizendo que estava armado e anunciou o assalto. Chamou a atenção da vítima que o assaltante não tinha dentes e estava vestindo uma jaqueta de cor escura. De posse das características, a Brigada Militar iniciou as buscas e encontrou um homem com o mesmo perfil na mesma região onde ocorreu o assalto. O dinheiro levado do caixa do ônibus, cerca de R$ 15, estava na boca do assaltante. Ele admitiu à polícia que havia levado a quantia do coletivo.
A linha do bairro Pioneiro, assaltada pelo criminoso na quarta-feira, é uma das que mais teve ocorrências nesse ano, com cinco roubos. Em primeiro lugar, estão os coletivos dos bairros Cruzeiro e Diamantino, com oito assaltos de janeiro a junho. Na segunda posição, aparecem as linhas Planalto/São Vitor e Vila Ipê, com sete registros cada.
Alvo é o dinheiro do caixa
O alvo de quem tem praticado os assaltos a ônibus do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul é o dinheiro recolhido no caixa, conforme avalia o comandante do 12º BPM, Jorge Ribas. Ele também afirma que, assim como no roubo registrado na quarta-feira, no bairro Pioneiro, geralmente tratam-se de valores pequenos. Mesmo assim a recomendação é para que os passageiros mantenham a atenção.
— São quantias pequenas para suprir uma necessidade imediata, na maioria das vezes, ligada ao vício de crack — aponta o tenente-coronel.
OS NÚMEROS
2017
Janeiro: 15
Fevereiro: 6
Março: 30
Abril: 51
Maio: 28
Junho: 24
Total: 154
2018
Janeiro: 15
Fevereiro: 9
Março: 11
Abril: 29
Maio: 14
Junho: 16
Total: 94
Linhas com mais assaltos em 2018*
Cruzeiro (AL004) 8 casos
Diamantino (L38) 8
Planalto e São Vitor (AL042) 7
Vila Ipê (L27) 7
Coletora Leste (LC73) 6
Salgado Filho (L02) 6
Pioneiro (L07) 5
*janeiro a junho