A Polícia Civil do RS e de outros 24 estados realiza a operação Luz na Infância 2 em todo o país. Mais de 2,6 mil policiais cumprem mandados no Brasil. No Rio Grande do Sul, o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública cumpre mandados em 23 cidades gaúchas, entre elas Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Em Caxias, a polícia apreendeu dois celulares e um videogame em uma residência no bairro Pio X. Os equipamentos irão passar por perícia.
O objetivo da operação é apurar crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes. As equipes estão cumprindo 43 mandados de busca e apreensão com a finalidade de apreender computadores e dispositivos informáticos onde possam estar armazenados conteúdos de pedofilia, indiciar e prender os criminosos. Considerada a maior operação de combate à pornografia infantil do país, a ação prendeu até as 15h desta quinta-feira, 22 pessoas no Estado.
A operação é realizada às vésperas do Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que ocorre nesta sexta, dia 18. Na primeira fase da operação realizada em 20 de outubro de 2017 foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais e 12 pessoas foram presas.