Um operário encontrou quatro bananas de dinamite no subsolo de um prédio em construção no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, na manhã desta terça-feira. A Brigada Militar (BM) foi acionada e, por precaução, bloqueou a Rua Doutor Bozano, até a esquina da Avenida Júlio de Castilhos.
O explosivo foi encontrado pouco depois das 9h. A suspeita é que a empresa que realizou a fundação da obra tenha esquecido o dinamite — o que possivelmente ocorreu há mais de um ano.
— Consultamos a empresa responsável que afirma que este tipo de material explosivo não costuma explodir sem um gatilho. Assim, neste momento, o material está inerte. Estamos aguardando orientações do Exército — afirma o tenente Alves, da BM.
A obra é um prédio de 16 andares em construção pela Atena Incorporações. A empresa responsável pela fundação é a Serrana Detonações. O representante da Serrana que estava no local da obra nesta manhã não quis falar com a reportagem. Procurada pela reportagem, a Atena Incorporações respondeu que está avaliando a situação e prefere não se manifestar na manhã desta terça-feira.
A situação reuniu diversos curiosos na via pública. O bloqueio da rua também chamou a atenção dos motoristas que passavam pela Avenida Júlio de Castilhos e reduziam a velocidade para olhar o que acontecia.