Um trabalho que já vem sendo realizado desde o início do mês por uma patrulha da Brigada Militar, que atua aos finais de semana para atender ocorrências de perturbação do sossego público, ganha força a partir deste fim de semana. Fiscais de Secretaria de Urbanismo se unem a partir desta sexta ao efetivo policial para promover operação integrada de vistorias de bares e estabelecimentos noturnos.
No início de maio, uma atuação conjunta entre os órgãos impediu a realização de uma festa no distrito de Fazenda Souza sem autorização. Naquele caso, denúncias apontaram que havia previsão do evento. A intenção a partir de agora, segundo o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Caxias do Sul, tenente-coronel Emerson Ribas, é de que a força-tarefa atue sem ser provocada, mas relacionando locais para vistoria.
De acordo com a prefeitura, serão alvos locais que já possuem histórico de denúncias na Secretaria de Urbanismo, como o entorno de postos de combustíveis, Estação Férrea ou interior de Caxias do Sul.
Além do foco no combate ao som alto e perturbação do sossego, o objetivo é também combater a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.