Em uma cerimônia realizada por volta das 18h desta quinta-feira, foram inaugurados no quartel do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Caxias do Sul a Praça das Bandeiras e o memorial em homenagem ao cachorro Dick, famoso cão policial que morreu em 15 de julho do ano passado.
O mascote se tornou famoso em Caxias do Sul por participar de vários projetos sociais, marcando presença em apresentações em escolas e atividades com crianças com deficiência.
A estátua de Dick, esculpida pelo artista Rogério Bertoldo, de Júlio de Castilhos, foi colocada como guarda de honra das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município dentro do quartel, no bairro Kayser.
O cão policial chegou ao 12º BPM com apenas 46 dias de vida, em 2006, e atuou até 2015 ao lado de seu adestrador, sargento Mariosan da Rosa. Em 2015, Dick desenvolveu uma doença degenerativa e foi afastado do serviço policial, mas mantido sob os cuidados da BM até a sua morte, dois anos depois.
As cinzas de Dick foram colocadas sob a estátua pelo sargento da Rosa durante a cerimônia. O animal foi lembrado como um dos heróis do batalhão.
— O cão policial Dick é um símbolo do batalhão, do trabalho e do afinco da nossa tropa. Ele ganhou inclusive medalhas por ações — destacou o subcomandante do 12º BPM, major Emerson Ubirajara.
O evento integrou a programação da Semana do Policial, que começou no dia 21 de abril. Além da homenagem ao cachorro Dick e da inauguração da praça, foram entregues medalhas e comendas homenageando membros da BM e da sociedade civil.