A umidade é a ideal. A temperatura segue baixando. Em São José dos Ausentes, única cidade do Estado com chance alta de neve, as ruas estão vazias. Empresários relatam que, em outros momentos, a previsão do tempo seria a ideal para a cidade lotar de turistas. No entanto, a principal via de acesso por onde chegam os visitantes, a BR-285, na Serra da Rocinha, estava com trânsito bloqueado até as 17h30min desta quinta-feira (13) após queda de barreira.
O deslizamento de terra e rochas é um dos impactos do ciclone extratropical, que passou na região entre a quarta-feira (12) e esta quinta.
— Com a previsão de neve, hoje (quinta) o restaurante estaria cheio. Estamos abertos porque temos clientes fixos e telentrega. Essa chuva atrapalhou, pessoal ficou com medo de vir — comenta o empresário Joel Ausani.
Outro ponto ressaltado por Ausani é o impacto das obras na RS-020, entre o município e Cambará do Sul. Ele acredita que isso impediu que gaúchos vindos da Região Metropolitana subissem para a Serra gaúcha.
A proprietária de um hotel no Centro da cidade, Cássia Rovaris, comenta que, em anos anteriores, ela recusava, pelo menos, 200 procuras em dia com previsão de neve depois de atingir a lotação máxima.
— Hoje recusei só 50. Estamos com lotação máxima, mas muitos estão a trabalho. Tive hóspede que pediu para não acordar se nevar — afirma.
De acordo com a Climatempo, nas últimas 48 horas, choveu 99,6 milímetros. Isso equivale a 64,7% da média prevista de julho, de 153 milímetros.