Um grupo de pessoas reunidas para uma oração na escadaria do Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, chamou a atenção de pessoas que presenciaram o ato no início da noite da última sexta-feira. Registros nas redes sociais receberam milhares de comentários e compartilhamentos em perfis como o de Edilene Rosati, que fotografou o momento com o celular, de dentro do seu carro.
- Eu estava passando e vi aquelas pessoas orando, achei uma cena muito forte. Acho que traduz esse momento em que todos estamos agoniados, sentindo uma pressão emocional muito forte enquanto não vemos as coisas melhorarem. Tenho um irmão que ficou 26 dias em isolamento em casa por causa da Covid, e também tenho bastante amigos da área da Saúde, que estão esgotados - comenta Edilene, 47, que trabalha como coordenadora fiscal.
Pelo menos uma vez por mês, o grupo de fiéis, vinculado ao CIECS - Conselho de Igrejas Evangélicas de Caxias do Sul, faz oração em frente ao hospital, às vezes do outro lado da rua. A dramaticidade do atual momento, em que Caxias tem seus hospitais lotados devido à pandemia e pessoas à espera de leitos para internação, tornou o ato da última sexta-feira ainda mais impactante.
Além das redes sociais, a foto também circulou por grupos de profissionais da saúde de Caxias do Sul, como destaca a Dra. Claudiana Brondani, médica anestesiologista do Hospital Pompéia:
- Recebi a foto de um colega médico, meu marido também é médico em outro hospital e recebeu em outro grupo. É uma foto que fala sozinha sobre o desespero desse momento, e que a gente espera que esse alcance que ela teve ajude a sensibilizar as pessoas para a gravidade da situação que estamos vivendo.