A coluna presta atenção às polêmicas, detalhes e lances inusitados da campanha em rádio e tevê.
"Governo tampão"
Cobranças de obras não realizadas chamaram atenção em programas eleitorais apresentados nesta quinta-feira (15) à tarde.
O candidato a vice-prefeito Chico Guerra estava com o candidato a prefeito Júlio Freitas, do Republicanos, no Loteamento Vila Romana, no Desvio Rizzo, e disse:
_ O governo tampão deu as costas para esta comunidade.
Freitas havia afirmado que trabalharam (no Governo Daniel Guerra) para viabilizar uma nova UBS no local, com projeto e dinheiro para a obra.
Dirigindo até o loteamento
Depois, foi a vez do candidato a prefeito Adiló Didomenico (PSDB) cobrar. Ele apareceu dirigindo no programa eleitoral desta quinta-feira (15), dizendo que ia aproveitar e dar uma passadinha no Loteamento Caravaggio II.
Ao informar que está na divisa do Caravaggio II com o Glória, o candidato diz que foi verificar uma obra que encaminhou projeto ainda no final de sua gestão (como secretário de Obras). Uma escadaria comunitária ligando os dois loteamentos.
_ Lamentavelmente, em quase quatro anos, nada foi feito.
Mudou
O PSL mudou o programa, e o candidato a prefeito, Renato Toigo, apareceu em frente ao Hospital Geral, vestindo uma camiseta de apoio à conclusão das obras.
Carlos Búrigo (MDB) falou de mobilidade urbana, Vinicius Ribeiro (DEM) também falou de saúde e Antonio Feldmann (Podemos) de seu projeto Orçamento Cooperativo e Solidário.
Impulsionadora
Edson Néspolo (PDT) abordou o emprego (ou a falta dele) e plantou uma frase:
_ A prefeitura tem que ser uma impulsionadora e não uma dificultadora.
Aproveitou para falar do projeto Tudo Fácil Empresa, que pretende acelerar a emissão de documentos para incentivar as empresas locais e buscar novas para se instalar em Caxias.
Dia do Professor
No programa eleitoral da tarde, apenas Pepe Vargas (PT) e o vice referiram-se aos professores no Dia do Professor. Falou de um salário justo e defendeu uma cidade em que a educação seja a base de tudo.
Os vices
Pepe também lembrou que foi o primeiro prefeito de Caxias a ter uma mulher como vice-prefeita, ao mesmo tempo em que aparecia foto de Marisa Formolo Dalla Vecchia.
E completou:
_ O (Cláudio) Libardi é um jovem (tem 25 anos), com certeza a gente tem a chance de ter o mais jovem vice-prefeito da história da nossa cidade.