Os bombeiros combateram um incêndio em uma residência do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, em Caxias do Sul, na manhã desta segunda-feira (10). A atuação foi para evitar que o fogo se alastrasse para outras quatro casas, que ficam muito próximas da moradia de alvenaria que foi consumida pelas chamas. Na ação, um bombeiro foi atingido no capacete e precisou de atendimento médico. Um morador que inalou fumaça também foi socorrido.
— Uma parte do beiral da casa caiu sobre um dos nossos colegas, durante o combate. (O impacto) pegou no capacete, que fez uma proteção, mas causou um ferimento, um corte no rosto do bombeiro. Um morador também inalou fumaça e precisou atendimento. Nenhum dos casos é grave — afirma o sargento Cristiano.
O chamado sobre o fogo aconteceu às 10h43min. A casa incendiada fica em uma viela que pode ser acessada pela Rua Henrique Cia. Quando os bombeiros chegaram, a parte interna da moradia já estava tomada pelas chamas e a proximidade das residências vizinhas era uma preocupação.
— Quando chegamos, vimos o incêndio nesta casa de alvenaria, que é rodeada por outras quatro casas. Duas delas já estavam com alguns focos (de fogo) no beiral (última fileira de telhas). Em regra, salvamos 50% desta casa que foi o foco do incêndio e estas outras quatro casas. Se não tivéssemos chegado a tempo, com certeza teríamos perdido estas outras casas, afinal duas são de madeira — relata o sargento Cristiano.
Apenas um morador estava na casa no momento do incêndio. Aos bombeiros, ele relatou que estava no banheiro e, ao sair, percebeu que um dos quartos já estava tomado pelas chamas. Ele disse que só conseguiu sair de casa e aguardar a chegada dos bombeiros.
O morador não soube informar o que poderia ter causado o fogo, o que será investigado por Polícia Civil e perícia nos próximos dias. O Samu foi acionado e realizou dois atendimentos.