O shopping Iguatemi Caxias anunciou mudança no horário de atendimento como forma de prevenir a expansão do coronavírus. A partir desta quarta-feira (18), as lojas ficarão abertas das 12h às 20h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, nos domingos e feriados.
Serviços essenciais, como mercado e farmácias, podem atuar em horário diferenciado para atender as necessidades da população. A mudança faz parte de uma estratégia para reduzir a circulação de pessoas e manter estas atividades essenciais.
Leia mais
Tudo que você quer saber sobre o coronavírus
Coronavírus: como e quando buscar ajuda em Caxias em caso de sintomas
Contenção avança na região, mas faltam leitos de UTI
Na terça-feira (17), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) já havia orientado estabelecimentos comerciais a permanecerem abertos, mas a evitarem aglomerações no interior das lojas. A orientação é que clientes e colaboradores respeitem a distância de um metro entre si. Os lojistas devem também disponibilizar álcool gel e manter os ambientes limpos e arejados.
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) emitiu uma cartilha para auxiliar na contenção do avanço do coronavírus. As medidas passam pelo reforço na higienização de carrinhos e cestos até a suspensão das degustações nas lojas. A reorganização dos produtos com foco no autosserviço também é uma orientação para evitar filas e sobrecarga nos balcões de atendimento de açougue, padaria e fiambreria, por exemplo.
Os órgãos de saúde ressaltam que todo cidadão deve evitar aglomerações. Nos últimos dias, dezenas de pessoas correram para supermercados gaúchos e fizeram filas para comprar álcool gel, água e papel higiênico. A Agas e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios Caxias do Sul (Sindigêneros) garantem que não faltarão produtos.
— Não precisa correr para o supermercado porque não vai haver desabastecimento. As entregas de mercadorias continuam sendo feitas — reforça Vanderlei Fantinel, gerente-executivo do Sindilojas.