Os trabalhos finais de restauro do Monumento à Itália da praça João Pessoa, em Caxias do Sul, devem ser concluídos até o fim da próxima semana. A previsão é do artista André Gnatta, encarregado de recuperar a peça, que foi danificada pela colisão de um carro que invadiu a calçada da praça, no bairro São Pelegrino, em junho de 2017.
O monumento, que já havia sido remontado no atelier do artista, foi reinstalado no ponto original, junto à Avenida Júlio de Castilhos, no dia 8. Agora, ele passa por trabalhos de acabamento na base e vai receber limpeza com um produto químico especial ao final do processo, antes de ser entregue.
Durante os trabalhos finais de acabamento, o monumento está cercado por tapumes. Conforme Gnatta, a peça mantém a estética original.
— O monumento voltou a ser como era, mas o fiz numa altura mais elevada do que antes, para evitar novos acidentes e para uma contemplação melhor do público — explica.
Antes, a base do monumento ficava a cerca de 20 centímetros do chão e, agora, ficará a 60 centímetros.
Conforme Gnatta, uma das partes difíceis do trabalho foi a recolocação da escultura do mapa no mesmo lugar. O artista fez uma espécie de gaiola de metal envolvendo a peça para transportar o monumento e fazer a reinstalação, com o objetivo de evitar uma possível ruptura da escultura na hora em que ela estivesse suspensa.
Na base, que foi anteriormente preparada, foram colocadas duas hastes metálicas. A escultura do mapa remontada foi levada do atelier do artista até o local original por um guincho. Com dois furos, foi colocada de cima para baixo na base, como se fosse uma tomada de energia. Após a colocação, a gaiola de metal foi retirada.
Segundo o artista, para quem olhar o monumento, será imperceptível, à distância, identificar a parte da escultura onde o dano pela colisão do carro ocorreu.
— Onde foi consertado, a mudança é mínima — garante.
Gnatta explica também que vai ser instalada, ainda, uma placa de aço escovado com as informações do restauro.
Leia mais
Quase dois anos após ser danificado, Monumento à Itália, em Caxias, é encaminhado para restauro
Restaurado, monumento à Itália aguarda nova placa e cronograma de instalação em Caxias
A escultura, que consiste em um mapa da Itália, conhecido pelo formato característico de uma bota, já tinha duas placas em bronze, que estavam entortadas por tentativas de furto. Elas também foram recuperadas.
— Endireitei e aqueci as placas. Elas estavam pretas e ficaram em cor de bronze mesmo. Antes, essas placas estavam fixadas com parafusos rosqueados e chumbados em concreto. Soldei os pinos e chumbei num material importado 100 vezes mais resistente que o concreto — afirma.
Conforme a secretaria da Cultura de Caxias do Sul, a data de reinauguração deverá ser divulgada na próxima segunda-feira.
Com custo original orçado em R$ 11,5 mil, o trabalho de restauro teve um acréscimo no valor em função da operação de retirada da peça para o atelier do artista, que exigiu dois guinchos em vez de um, e do uso de materiais mais caros para fazer a remontagem do que os inicialmente previstos, incluindo uma cola especial. O acréscimo no valor foi de cerca de R$ 2,7 mil. A restauração será paga pelo município, que depois pedirá reembolso ao motorista responsável pelo dano.
Leia também
Caxias do Sul receberá escola cívico-militar
Municípios da Serra organizam celebrações alusivas ao 20 de setembro
Sem verba, acampamento e desfile são realizados com dinheiro arrecadado em Caxias
Devido ao feriadão de 20 de Setembro, 19 ônibus extras são colocados à disposição na rodoviária de Caxias do Sul