Estão lá, no Parque das Araucárias, no bairro Nossa Senhora do Rosário, todos os equipamentos necessários para proporcionar uma bela área de lazer aos caxienses. O local tem pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, pracinha, bebedouros, lixeiras, estacionamento e bancos na margem do lago da barragem São Pedro (uma das três que formam o complexo Dal Bó, na região norte). Tudo, inclusive os banheiros que foram construídos depois da primeira licitação, foi entregue pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae) à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) há mais de um mês, segundo a gerência da autarquia. Questionada sobre o motivo pelo qual a área de lazer ainda não foi aberta à população, a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Rasia, nada respondeu. Disse apenas que assim que houver uma data será divulgada pela assessoria.
O parque foi concebido em 2015 e começou a ser construído no final do ano seguinte. A obra propriamente dita, com a instalação de todos os equipamentos, estava pronta em meados de 2018 e até recebeu mudas pela Semma em outubro do mesmo ano. A prefeitura decidiu, então, erguer os banheiros que não constavam no projeto original antes de abrir o parque. Porém, mesmo após concluída essa obra, que seria a última etapa, os moradores continuam sem acesso ao local.
Leia mais
Ecoparque, em Caxias, terá anfiteatro e área para contemplar pôr do sol
Orçamento para construção do Ecoparque, em Caxias, será reduzido em até 25%
Ecoparque, em Caxias, vai ser construído em três etapas
A prefeitura chegou a divulgar quatro datas para a abertura: a primeira promessa era para o final de 2017; posteriormente, fevereiro do ano seguinte; depois, para a primavera do ano passado; e, em seguida, até o final de 2018. A partir deste ano, o município parou de fazer estimativas. Em março, perguntado sobre a inauguração, Daniel Guerra (PRB) disse que ela só ocorreria quando todos os itens que a administração traçou como importantes estivessem concluídos. Ele disse ainda que faltavam detalhes, mas não disse quais, e afirmou que seria inaugurado neste ano.
Em junho, vândalos depredaram bebedouros e o parque infantil. À época, a secretária do Meio Ambiente falou que os equipamentos estavam sendo consertados, que o episódio não atrasaria a inauguração ainda sem data prevista, mas que seria divulgada em breve. Pelo que parece, o breve da administração municipal pode ser bem elástico.