A prefeitura de Caxias do Sul abriu processo de penalização contra a empresa responsável pela substituição de postes da Estrada Municipal Arziro Galafassi, conhecida Estrada dos Romeiros. O motivo é o atraso de quatro meses no trabalho, fundamental para o término da pavimentação da via, utilizada por romeiros para ir a pé de Caxias ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. O município não divulgou o nome da empresa.
Leia mais
Não fique na mão: saiba quanto custam passagens de ônibus para a volta do Santuário de Caravaggio
Organização projeta participação de 140 mil fiéis na Romaria de Caravaggio
Estrada dos Romeiros, em Caxias, terá pavimento provisório para a Romaria de Caravaggio
Prefeitura de Caxias garante que calçadas da Estrada dos Romeiros terão acessibilidade
Segundo a prefeitura, antes da abertura do processo, duas notificações já haviam sido encaminhadas solicitando mais agilidade na substituição dos postes. Agora, a empresa ainda poderá recorrer junto à Central de Licitações. A punição, caso o município conclua que houve falha, pode variar de multa à rescisão do contrato.
As obras na Estrada dos Romeiros começaram em junho de 2018 e tinham entrega prevista para maio deste ano, o que não se confirmou. Conforme o secretário municipal de Obras, Leandro Pavan, com o atraso na substituição dos postes, a nova previsão de entrega, para setembro, também não vai se concretizar. Por isso, o contrato com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), responsável pelas obras, foi prorrogado por 90 dias.
— Atrasa porque os postes estão no meio da pista e tem que desviar, não pode detonar próximo. Isso gera retrabalho, gera improdutividade — reclama.
O valor do contrato para a troca das estruturas é de R$ 4,7 milhões e contempla todas as estradas incluídas no Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI), que prevê pavimentação de 70 quilômetros de estradas do interior. As obras são realizadas com um empréstimo obtido junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).
O asfaltamento de 3,8 quilômetros da Estradas dos Romeiros está orçado em R$ 6,7 milhões.