Era "só um cafezinho para os poetas". Foi assim que as irmãs caxienses Emely e Nicolle Polli formataram a iniciativa Café Poético, há dois anos. Atualmente, o encontro representa muito mais que somente uma plataforma para escritores compartilharem sua bebida preferida e alguns versos novos, ganhou adesão da comunidade que curte literatura, música, artes plásticas e boas trocas de ideias. Deu tão certo que as gurias já realizaram praticamente uma turnê pelos cafés de Caxias levando esse evento literário itinerante. Neste sábado (22), será a vez do Zarabatana Café receber a iniciativa, a partir das 15h, com entrada franca.
— Em Caxias existem muitos músicos, muitos escritores, tem gente que muitas vezes nem conhecemos, apesar de estarem na nossa própria cidade. Essa foi uma justificativa para pensarmos em algo que fosse voltado à criação autoral — explica Emely, que é também escritora com três livros publicados, além de tocar e cantar com a gêmea, Nicolle, no duo acústico Delunar.
Nesta edição do Café Poético (Emely não tem certeza, mas acredita que seja a oitava), haverá a participação de sete atrações musicais e outros sete poetas declamando textos. Quem chegar por lá e sentir aquela vontade de divulgar trechos de suas criações em voz alta também pode, basta se inscrever na hora mesmo. Nesse sentido, o Café Poético acaba sendo uma oportunidade muito legal para quem deseja se divulgar.
— Tem muitos poetas jovens na cidade que, às vezes, não têm a chance de se expor, não têm o caminho. Ali acaba sendo um espaço para isso. Além disso, o pessoal troca muita ideia, faz projeto junto, etc — anima-se Emely.
Além da música e da literatura, outras atrações do Café Poético são as cartas motivacionais (escritas previamente e distribuídas aleatoriamente aos presentes) e o unicórnio do amor (espécie de correio elegante que tem tudo a ver com o momento atual de festejos juninos).
— Essa é uma das partes que faz mais sucesso nos encontros — garante Emely.
PROGRAME-SE
:: O quê: Café Poético.
:: Quando: neste sábado (22), às 15h.
:: Onde: no Zarabatana Café (Centro de Cultura Ordovás).
:: Quanto: entrada franca.
:: Cronograma:
15h: Banda The Blue Veins - Poeta Nelson Mello.
15h30min: Banda Pardal Vermelho - Poeta LKZ.
16h: Músico Klock - Poeta Rodrigo de Marco.
16h30min: Banda Delunar - Poeta Wesley Santos.
17h: Projeto Solar - Poetisa Juliane.
17h30min: Duo Viola - Rodrigo Poeta.
18h: Edu Duarte.