O Democratas é o segundo partido a realizar convenção municipal este ano. Foi na sexta-feira, na Câmara de Vereadores, com a participação de cerca de 70 pessoas. O DEM saiu da convenção, que reconduziu Milton Corlatti à presidência, convicto da importância de ter candidato à prefeitura em 2020. Pelo menos esse é o discurso.
– Inicialmente, vamos trabalhar uma nominata forte de vereadores. Mas o Democratas vai sair com candidato (à prefeitura). Não queremos coligação, no máximo faremos com um ou dois partidos, desde que o Democratas fique na cabeça de chapa.
Ou seja, Corlatti deixa clara a intenção da legenda em disputar a prefeitura. Mas ele garante que não será o nome do partido para a eleição a prefeito.
– É um compromisso público, tenho que tocar minha vida, trabalho negócios. Estamos trabalhando algumas pessoas, mas ainda é muito cedo.
No entanto, o partido já faz algumas projeções. O nome escolhido, e que está sendo trabalhado, será uma novidade, um nome novo no cenário político caxiense, para evitar o desgaste de alternativas tradicionais.
– As pessoas relutam em concorrer. Ainda temos de convencer (a entrar na disputa) – diz Corlatti.
O DEM está se aproximando dos 3 mil filiados em Caxias do Sul. Corlatti é presidente desde 2014 e o novo mandato é por três anos.
Chico professor
A Executiva do DEM é complementada por Francisco Spiandorello como vice-presidente, Érico Machado como secretário-geral e Fernando Spiller como tesoureiro.
Spiandorello, que recém concluiu pós-graduação em Alta Política, ministrará cursos para os candidatos do partido.