Os grandes vencedores do concurso cultural Jornalista por um dia foram conhecidos na tarde desta quarta-feira (5), em Caxias do Sul. Marina Baumgarten Komosinski, seis anos, e Igor Ceolin da Silva, 12, foram os escolhidos entre mais de 2 mil inscritos. Eles receberam troféus e poderão passar um dia na redação do Pioneiro.
Os 100 melhores trabalhos foram publicados em edição especial do jornal nesta quarta-feira. Em evento realizado no shopping Martcenter, os autores receberam certificados e comemoraram com pipoca, algodão doce e brincadeiras.
Na 22ª edição do projeto do Pioneiro, estudantes de idades entre seis e 13 anos da puderam inscrever trabalhos nos formatos de desenho, texto, charge, quadrinho e fotografia sobre temas como política, economia, região, esportes, polícia, mundo, cidade, saúde, educação e cultura, entre outros.
Igor Ceolin da Silva, vencedor na categoria 10 a 13 anos, estuda na Escola Cenecista de Ensino Fundamental São Vicente, em Forqueta, e escreveu um texto sobre empatia, tolerância e respeito.
Já Marina Baumgarten Komosinski teve o melhor trabalho produzido entre alunos de seis a nove anos. A estudante do Colégio Murialdo, no Centro, desenhou uma charge de alerta sobre o bullying.
— É um tema bem importante, que eles trabalharam na escola neste ano. A gente veio já bem feliz por ela ter sido finalista, mas ganhar o prêmio principal é uma alegria imensa — comemora a mãe, Miriam Baumgarten.
— Eu achei muito legal, fiquei impressionada que eu ganhei — alegra-se a pequena, que diz querer ser jornalista quando crescer.
O projeto cultural Jornalista por um dia começou a incentivar a produção dos focas, como são chamados os jornalistas iniciantes, em 1994.
Confira quem são os 100 vencedores da edição de 2018: