O estacionamento de veículos na Rua Augusto Pestana, em Caxias do Sul, será proibido nas noites de sextas-feiras, sábados, domingos e feriados. A informação foi divulgada pela Brigada Militar (BM) na tarde desta segunda-feira.
A medida foi determinada em reunião no dia 12 de setembro entre a prefeitura e a Brigada, segundo o subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), major Emerson Ubirajara. A intenção é diminuir o barulho provocado pelo público que frequenta o Largo da Estação Férrea, reclamação antiga dos moradores do bairro São Pelegrino.
Conforme o diretor de Trânsito e Transportes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias, Pedro Cogo, a proibição vale para o trecho da Augusto Pestana entre as ruas Coronel Flores e Marechal Floriano, no bairro São Pelegrino, onde há maior concentração de pessoas e carros com som alto.
Ainda não há data definida para que a medida entre em vigor: de acordo com a Brigada Militar, a Secretaria de Trânsito deve instalar novas placas no local nos próximos dias. A partir daí, serão realizadas ações de conscientização antes da aplicação de multas.
A proibição do estacionamento em horários específicos na Estação Férrea vinha sendo discutida nos últimos meses. Em agosto, a secretária do Urbanismo, Mirângela Rossi, argumentou que quando bares ou casas noturnas são responsáveis pela concentração de pessoas que causam a perturbação do sossego, o estabelecimento é autuado e as regras de funcionamento são modificadas. Quando os jovens vão até a Estação e optam por ficar ao ar livre junto aos carros, porém, é mais difícil disciplinar o acesso.
A prefeitura já havia proibido o estacionamento na área durante os fins de semana em 2010. A medida, porém, acabou descartada meses depois a pedido dos donos de casas noturnas.