A partir da noite desta quarta-feira, passa a ser proibido estacionar veículos na Rua Augusto Pestana, em Caxias do Sul. A medida vale das 23h às 6h para o trecho da via entre as ruas Coronel Flores e Marechal Floriano, no bairro São Pelegrino.
A área é considerada a de maior concentração de pessoas e carros no Largo da Estação Férrea. A proibição foi definida em reunião entre a Brigada Militar e a prefeitura de Caxias como solução para as demandas de moradores da área, que reclamam do barulho excessivo de veículos com música alta. A administração também quer evitar a aglomeração de pessoas que ingerem bebidas alcoólicas junto aos veículos estacionados no trecho.
Ao contrário do que havia sido divulgado inicialmente pela Brigada, o estacionamento não está proibido apenas às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, mas em todas as noites no horário estipulado. Conforme a secretária do Urbanismo de Caxias, Mirangela Rossi, a decisão foi tomada porque outras ações de fiscalização se provaram ineficazes.
— A gente já fez algumas tentativas, eu tenho vídeos gravados de momentos em existe a presença da Brigada e da Fiscalização e quando não existe. E isso não tem inibido essas pessoas que ficam ali com os porta-malas cheios de caixas de som e bebida alcoólica. Mesmo com abordagens, eles se colocam acima de qualquer regramento, principalmente quando tem álcool envolvido — aponta.
Durante este fim de semana, Mirangela diz que os fiscais da pasta e policiais estarão conscientizando os frequentadores sobre o novo regramento. Após, multas começarão a ser aplicadas para quem não respeitar a proibição.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em local proibido é uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da remoção do veículo.
A proibição de estacionamento vale para a Rua Augusto Pestana, mas a secretária do Urbanismo diz que pode ser ampliada também para a Rua Coronel Flores.
— Essa era minha intenção inicial. Se a gente entender que as pessoas simplesmente migrarem para a Coronel, é possível que a gente estenda. Vamos acompanhar como vai se comportar a situação — projeta.
Além disso, está nos planos do município proibir o estacionamento na Augusto Pestana em todos os horários no futuro, segundo Mirangela, como parte do projeto de revitalização do Largo da Estação Férrea.
— A gente começou por ali para disciplinar, educar. No futuro, não vai mais ter estacionamento ali. Só até uma passagem, porque tem uma transportadora e a própria universidade (a FSG) — projeta.
De acordo com a secretária, o projeto passa por análise dos órgãos responsáveis pelo patrimônio histórico e abrange a área da Biblioteca Parque até a Rua Marechal Floriano.