O partido Avante anunciou neste sábado que irá apoiar a candidatura de Ciro Gomes, do PDT, à Presidência da República nas eleições de 2018. O anúncio foi feito pelo presidente do Avante, Luis Tibé, em Belo Horizonte, com a presença do presidenciável.
A candidatura de Ciro Gomes foi confirmada no último dia 20 de julho, durante convenção nacional do PDT em Brasília.
O PDT ainda não definiu o candidato a vice-presidente na chapa.
Esta é a terceira vez que Ciro Gomes será candidato à Presidência da República: em 1998 e 2002, ele concorreu pelo PPS. Natural de Pindamonhangaba (SP), construiu sua carreira política no Ceará, onde foi prefeito de Fortaleza, eleito em 1988, e governador do estado, eleito em 1990. Renunciou ao cargo de governador, em 1994, para assumir o Ministério da Fazenda, no governo Itamar Franco (1992-1994), por indicação do PSDB, seu partido na época.
Ciro Gomes foi ministro da Integração Nacional de 2003 a 2006, no governo do ex-presidente Lula, e tocou o projeto de Transposição do Rio São Francisco. Deixou a Esplanada dos Ministérios para concorrer a deputado federal e foi eleito. Também exerceu dois mandatos de deputado estadual no Ceará. Tem 60 anos e quatro filhos.