As demandas dos ciclistas de Caxias do Sul e políticas públicas para o setor estiveram em pauta durante reunião do movimento Pedala Caxias com o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, nesta quinta-feira.
Conforme divulgado pela pasta nesta sexta, o grupo entregou ao secretário um abaixo-assinado com 7,5 mil assinaturas solicitando a implantação de faixas compartilhadas na cidade.
Leia mais
Falta de mobilização de ciclistas e de avanços do governo travam desenvolvimento cicloviário em Caxias
Secretaria vai analisar proposta de instalação de ciclofaixa junto a corredores de ônibus em Caxias
De acordo com o secretário, a ideia é colocar sinalização própria (placas e pinturas na pista) nas vias que já são utilizadas pelos ciclistas. O trabalho iniciará em estradas do interior, definidas por Soares como "rotas de fins de semana".
Em seguida, os ciclistas deverão informar quais são as principais vias utilizadas por eles também na área central da cidade. A partir daí, as rotas devem receber sinalização informando o compartilhamento com bicicletas.
— A ideia é pegar a faixa da direita e colocar uma sinalização dizendo que aquela rota é uma rota compartilhada com o ciclista, nas vias que forem consideradas mais importantes — explica.
A iniciativa, conforme o secretário, não prejudica o trânsito e tem o objetivo de encorajar o ciclista a ocupar um espaço da rua que, por lei, já é dele.
— Queremos que o motorista identifique a faixa da direita também como sendo do ciclista, reforçando isso com a sinalização viária. Na base da sinalização e da e fiscalização também, principalmente para garantir que a distância mínima de 1,5 metro em ultrapassagens seja respeitada — justifica.
Com a garantia de segurança, Soares acredita que mais pessoas serão encorajadas a adotar a bicicleta como meio de transporte. A demanda detectada será, então, indicativo de onde futuras ciclovias — faixas exclusivas para bicicletas — poderão ser implantadas.
—Estamos fazendo uma provocação para que o ciclista venha para rua para que a gente possa de fato garantir um espaço mais adiante com a ciclovia. A preocupação agora é colocar dinheiro público somente onde as pessoas têm interesse de usar.
A previsão é de que as primeiras vias sejam sinalizadas até o verão.