As bibliotecas comunitárias são espaços espalhados por Caxias do Sul criados em 2009 para estímulo ao hábito de ler, numa iniciativa da prefeitura em parceria com entidades, mantida com verba de Lei de Incentivo à Cultura, a LIC. No bairro Mariani, o programa funciona tão bem que ultrapassou o conceito de leitura e transformou-se em um projeto social. Isso porque quatro frequentadoras da biblioteca, localizada na unidade básica de saúde (UBS), receberão como presente pela assiduidade e comprometimento a realização de um sonho: uma festa de debutantes.
A mobilização da comunidade, chefiada por uma voluntária, deve resultar em uma festa super caprichada para as gurias no dia 4 de agosto.
— Nós queremos que as meninas ganhem uma festa com tudo que elas têm direito. Elas merecem muito. Tem uma delas que cresceu junto com a biblioteca, há sete anos — conta a voluntária Neiva Kulmann, 59 anos.
Neiva é quem conduz as atividades na biblioteca da UBS Mariani desde o início: chegou para cumprir 40 horas de serviço comunitário, determinado pelo Fórum, e permanece há mais de sete anos. Ela já se tornou amiga da comunidade que vai, duas vezes por semana, retirar livros ou tomar um cafezinho na sala da UBS. É ela quem idealizou a festa de debutantes de Emilie Hoffmann, Suelen Ribeiro, Rayssa Ribeiro e Izabel Ribeiro.
As gurias são quatro das centenas de usuárias da biblioteca cadastradas por Neiva, e moradoras do bairro Mariani. O espaço que abre duas vezes por semana costuma lotar. Agora, a principal missão da voluntária — que sequer completou o Ensino Fundamental e convence os moradores de que ler é importante — é organizar a festa.
O debut sairá do papel graças ao esforço de Neiva em realizar o sonho de meninas que dificilmente viveriam essa noite dos sonhos sem uma ajuda da comunidade. Ela já conseguiu salão para a festa, vestidos, maquiagem, fotos e voluntários para a cozinha. O que precisa, agora, é ajuda para a alimentação dos cerca de 100 convidados.
—Eu não consigo imaginar não vir aqui para a biblioteca. Nós viemos porque já somos recebidos como alguém de casa — conta a jovem Emilie, 15 anos.
Projeto em UBS é inédito
Há 18 bibliotecas comunitárias espalhadas pelos bairros de Caxias do Sul. A do Mariani é a única localizada em uma unidade básica de saúde (UBS) e é tida, inclusive, como exemplo dentro do projeto, como conta o coordenador do Sistema de Bibliotecas da prefeitura, Cassio Immig.
— De fato, o que acontece no Mariani é algo que vai além do universo acadêmico, e por isso se destaca — resume.
Na unidade do Mariani, há cerca de 2 mil exemplares de livros. O projeto é mantido com verba via Lei de Incentivo à Cultura (LIC). E quem permitiu e incentivou que a UBS fosse sede do projeto é a gerente da unidade, a enfermeira Eliane Cogo.
— Isso traz a esperança que muitas vezes as pessoas da comunidade precisam. Especialmente com o carinho da Neiva — elogia.
Para ajudar
:: A equipe que organiza a festa de debutantes precisa de ingredientes para o jantar: farinha, tomate, extrato de tomate, sal, cebola, batata e galeto.
:: A equipe precisa também de um bolo de aniversário para as meninas,
:: Quem deseja ajudar, pode encaminhar os ingredientes ou se apresentar como voluntário pelo telefone (54) 99144-3016.
Onde tem biblioteca comunitária
:: Jardim Eldorado (Centro Comunitário)
:: Santos Dumont (Centro Comunitário)
:: Mariani (UBS)
:: Clube de Mães Sta. Mãe de Deus (Centro Comunitário Pôr do Sol)
:: Vila Gauchinha (Centro Comunitário)
:: São Gabriel (Centro Comunitário)
:: Cânyon (Núcleo de Capacitação)
:: Santa Lúcia do Piaí (CIAD/Sub-Prefeitura)
:: Cidade Nova I (Centro Comunitário/casa da agente)
:: Moinhos de Vento (Centro Comunitário)
:: Parque dos Vinhedos (Centro Comunitário)
:: Belo Horizonte (Centro Comunitário)
:: Rosário II (Centro Comunitário/CIAD)
:: Rio Branco (Centro Comunitário)
:: Forqueta (ex-Conquista/Sta. Corona)
:: Casa de Passagem S. Francisco (ex- CRAS Villa-Lobos)
:: Kayser (Centro Comunitário)
:: Associação Regional de Deficientes Físicos (A/Rampa)